1º - Taylor , os singles ou "promo" que as gravadoras mandam pra "radia" geralmente são de bandas já estabelecidas como o Skank , Metallica , Titãs, Oásis essas coisas já estabelecidas uqe sinceramente nem precisavam desse tipo de divulgação já que vão tocar mesmo sem esse "empurrãozinho".
2º - As únicas gravadoras a mandar discos "inteiros" pra gente ainda são a Sun Records ( rock-pop- alternativo de primeira) e por incrivel que parece a Som Livre. As outras nem se recordam que nós aqui na Hell's Kitchen existimos.
3º - Em um passado distante era comum sim, chegar singles de 7' e até 12' aqui. Mas era uma aporrinhação só : tinha de sair daqui e bajular divulgadores e faze-los entender que as radios do interior tocavam música.
Cansei de encontrar na Discoteca do Messias eses mesmos promos que não chegavam no matagal daqui sendo vendidos na maior cara dura, era um verdadeiro mercado paralelo entre divulgadores desonestros e lojistas a fim de ganhar uns caraminguás a mais. Do outro lado DJs e aficcionados pagam uma "baba" pr algo que nem deveria ser vendido. Pelo que eu saiba essa farra ainda continua um pouco mais discretamente, já que rolaram algumas cabeças.
4° - Quantos musicas rolam aqui no esquema "single" é difícil dizer já que tudo foi digitalizado ( um programa de computador gera a sequencia pré-escolhida pelo progrmador musical) isso na progrmação normal, já no Clube do Rock rola muito single, alguns meus, outros do próprio acervo da radio, mais ou menos uns 10 Mil cds, ou Taylor viu e ficou babando!
5º- Quanto a comercialização do Single:
A primeira cagada da industria pornográfica foi ter matado o compacto ainda em vinil, o objetivo era testar um artista ou musica nova com custos menores. A segunda foi tentar relança-lo no formato digital ( Ep, Single -Digipack) com um preço fora da realidade e botar nas mãos do lojista o poder de decidir quanto cobrar, lógico que jogaram os preços lá em cima.
E não adianta reclamar dizendo que o público não compra, compra sim desde que o preço seja justo. Se existem malucos que compram 3 ou 4 versoes do mesmo CD por causa ou de musicas a mais ou detalhes no encarte ( sou um desses doidos), por que não comprar o single ?
Enquanto isso na Sala de Justiça! Part II
E tem mais, a dona Som livre que hoje posa de "boazinha" botando encarte e fotos de "autistas" nos seus CDs, era mestre em "tesourar" as musicas. O esquema era o seguinte: Um LP ( isso existiu sim Cassio_Ramone) cabia tecnicamente no maximo 50 minutos de musica, mas geralmente a trilha ultrapassava esse limite. o que era feito então? Mágica , simplesmente "cortavam parte da música , isso mesmo , cortavam!!!! Lembro de um disco que tinha Sweet Child O'Mine dos "Gansos & Roucos" com o solo do Slash limado ( se alguem lembrar de que novela escreva ) e não era versão editada pras radios não, era uma "facada" tosca na música mesmo.
Teve outra da Warner ; na primeira tour do New Order no Brasil a casa caiu literalmente quando a banda descobriu que a capa do LP ( isso existiu!!!) Brotherhood, toda em tons cinza, foi acrescida do nome da banda e do disco. Os genios engravatados alegaram que: " Os consumidores não identificariam o novo disco sem o nome dos artistas na capa", resultado foi uma saia justa do tamanho do King Kong.
Essa é da Sony Music!!!
Lembram do CD do Ten, do Pearl Jam?
O encarte original se abre num folheto gigante com as letras, detalhes tecnicos e etc. Já a versão aqui do matagal é um folhetozinho sem vergonha, sem nenhuma informação.
Se vc comprou essa versão processe a gravadora por perdas e danos.