"Quando se vê a a imagem de um guitarrista esmerilando um solo a 1500 KM/H ninguém imagina o drama, sofrimento e dor por trás de cada dedilhada" essa foi a afirmação do reumatologista-chefe do Hospital Sírio-Israelita de Nova York Dr. James Wilson FisK em relatório recém publicado pela revista Scientist. Segundo suas pesquisas realizadas desde 1959 a maioria dos guitarristas sofrem de LER (Lesão de Esforço Repetitivo) uma doença ocupacional que muitos afirmam como um mal dos anos 2000, mas que na realidade é mais antiga do que se pensa. Os estudos foram realizados através de observação de inúmeros vídeos de apresentações de shows de artistas com Jimi Hendrix , Pete Townshend (The Who), Jimmi Page (Led Zeppelin) e Mark Knopfler (Dire Straits).
"Hendrix começou a destroçar sua guitarra, tocar com os dentes e a incendiá-la não por exibicionismo mas para encurtar a apresentação, o mesmo vale para Townshend. Se observarem bem algumas das apresentações 'ao vivo' de Page, concluimos que ele nunca completa um solo de primeira, Knopfler utiliza uma técnica exclusiva com a mão direita" - afirma do Dr Fisk.
Recentemente quem procurou o consultório do Dr fisk ($1.700,00 cada consulta) foi o guitarrista Yngwie Malmsteen que há alguns anos não lança material inédito. Segundo acessoria de imprensa o guitarrista comentou: "Não tenho nenhum problema criativo, sou um Mozart, um Bethoven contemporâneo mas já não consigo exercer meu talento sem assistência médica". Segundo uma fonte do hospital Sírio-Israelita, Malmsteen está em tratamento há alguns anos mas só agora com a divulgação do relatório que pode afirmar serem verdadeiros os boatos.
A notícia da LER das Seis Cordas cai como uma bomba de napalm no universo da música, gravadoras e principalmente as companhias de seguros estão procurando meios legais de se protegerem caso no futuro apareçam casos de pedidos de indenização ou até mesmo por perdas nas vendagens, já que existe também a suspeita de alguns astros utilizarem efeitos que mascaram suas eventuais falhas em shows ou gravações.
Depoimentos:
Kerry King (Slayer): "Isso é invenção, coisa de mariquinhas. Quem sabe toca de qualquer jeito até sem os braços"
Jimi Page (Led Zepellin) "What ?"
Moby: "Guitarra? O quê é isso?"
Dave Mustaine (Megadeth) "O Hetfield está com essa porra ... Não? Merda!!!"